Fechar
Notícias

ESSES ALIMENTOS DEIXAM SEUS RINS DOENTES

RINS
Print Friendly

Eles fazem parte da equipe de plantão em nosso organismo, sempre trabalhando para ajudar no equilíbrio dele através da filtração de nosso sangue, que é a forma de eliminarmos toxinas. Além disso são fundamentais na regulação de água de nosso corpo, reabsorvem ou eliminam vários nutrientes como cálcio, potássio, sódio e magnésio. Trabalham tentando manter em ordem o PH do sangue, regulam a pressão arterial, produzem hormônios, estão envolvidos com a produção de vitamina D, ele regula a concentração de células vermelhas, hormônios e nutrientes no sangue.
Então, com toda essa responsabilidade, esse órgão precisa de nossa parceria para conseguir nos manter saudáveis.
Mas para isso, precisamos saber que a alimentação e nosso estilo de vida tem influência direta na saúde renal. Sem termos alguns cuidados na hora de fazer a escolha alimentar, podemos ficar seriamente doentes desenvolvendo problemas como a formação de pedras nos rins, glomerulonefrite, cistos renais, podemos ficar hipertensos, desenvolver insuficiência renal crônica e aguda, causar o aumento da acidez e concentração de substâncias tóxicas no sangue e a desidratação.
.
.
PRECISAMOS EVITAR:
🔺o excesso de sal e alimentos ricos em sódio como queijos, embutidos, enlatados, defumados, molhos prontos, junk-food, adoçantes como sacarina e ciclamato que contem sódio, e os produtos industrializados em geral.
🔺excesso de açúcar: o excesso pode causar lesões nas células renais, prejudicando sua função;
🔺o excesso de álcool desregula sua função porque ele fica ainda mais sobrecarregado pela filtração de vários líquidos e substâncias tóxicas, com isso pode causar a hipertensão arterial. Ele também inibe a ação do hormônio anti-diurético, então pode causar a desidratação.
🔺o excesso de proteína animal: alimentos como carne vermelha, frango, ovos, peixes, leite, queijos, em excesso, ao serem metabolizados liberam ácidos que são eliminados pelos rins. Isso pode causar a acidez no sangue, desencadeando diversas doenças, prejudica o funcionamento dos rins, causa a eliminação excessiva de cálcio e forma pedras nos rins.
🔺medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos sem orientação devida.

TENHA UM SAUDÁVEL SISTEMA RENAL:

Beba água adequadamente. É necessário 35ml/kg de peso diariamente. Chás e sucos não entram nesse cálculo. A água ingerida irá auxiliar da eliminação de toxinas.

Evite o consumo de sal, molhos prontos como o shoyu (prefira o shoyu de coco que contém menos sódio), embutidos, produtos industrializados.

Reduza o consumo de proteína animal por causa da acidificação do sangue;

Consuma diariamente frutas (ricas em antioxidantes), verduras de brotos que são ricos em Coenzima Q10, um potente antioxidante, são ricos em minerais e fitoquímicos;

Não exagere nos doces e gorduras. Mesmo sendo uma gordura saudável, ela poderá sobrecarregar seu organismo;

Descasque mais e desembale menos!

Prefira alimentos naturais, procure elaborar sua comida, mas se não tiver tempo de ir para a cozinha, escolha bem onde comer fora de casa.

 

Etiquetas #dietaeupraticonutriçãofuncionalluoliveiranutricionistaNutrição FuncionalRinssaúdesaúde renal

Em resposta a