Fechar

Serviços

Consultoria em Congelamento de Alimentos:

Desenvolvimento de projeto para abertura de empresas de alimentação saudável ultracongelada.

Consulte orçamento: contato@lucianadeoliveiramachado.com.br 

No Consultório:

E&S - Baixa-43

Trabalho com reeducação alimentar e através de técnica própria, auxilio as pessoas a desenvolverem maior consciência sobre a importância da alimentação saudável.

Após realizada longa anamnese e duas avaliações, uma por BIOIMPEDÂNCIA e outra por DOBRAS CUTÂNEAS, traçamos a meta e então é criado um Esquema Alimentar Personalizado de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Cada paciente meu recebe um Manual de Receitas com mais de 80 preparações desde sucos, lanches, comida caseira até pratos mais elaborados. Todos em versão saudável, light, funcional e o indispensável: saborosos! 🙂 Todos testados, adaptados e a maior parte criados por mim.

Além disto, uma orientação detalhada para compreender seu esquema alimentar, dicas de lugares para encontrar diversos produtos, melhores marcas, fornecedores e utensílios para equipar sua cozinha saudável.

As consultas podem ser semanais ou quinzenais, vai depender da necessidade de cada pessoa. Tenho pacientes que permanecem focados em seus objetivos e conseguem espaçar por maior tempo suas consultas e outros que necessitam um pouco mais de controle e que geralmente atingem suas metas sem dificuldades. Tenho melhores resultados nas consultas semanais.

Em cada consulta, reavaliamos o esquema alimentar e alinhamos este às novas metas estabelecidas.

Trabalho com o formato de pacotes de consulta ou consultas avulsas. Informe-se via e-mail: contato@lucianadeoliveiramachado.com.br

plicômetro

Avaliação do % de Gordura por Dobras Cutâneas
A técnica de dobras cutâneas é feita através da medição da gordura existente em alguns pontos do corpo e seu resultado é dado em percentual de gordura corporal, através de equações. É o método mais prático e confiável para medida da composição corporal e é realizado por meio de aparelho chamado plicômetro ou adipômetro.

As dobras cutâneas dão a estimativa da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros, e para tal procedimento, utiliza-se o adipômetro. Este é um método de fácil obtenção de dados, sendo útil e praticável em grandes estudos de campo. Quando realizado pelo mesmo avaliador, permite um resultado fidedigno. As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, antebraço, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. A somatória das dobras, aplicadas a um protocolo específico ao caso, prediz a adequação de gordura corporal em porcentagem (NETO & CÉSAR 2005).

bioimpedância

Avaliação por Bioimpedância

O que é o exame de Bioimpedância (BIA)? 

Avalia o percentual de gordura, percentual de massa magra e hidratação, permitindo calcular a faixa ideal de peso para o indivíduo de acordo com o sexo e idade.

É um exame em que uma corrente elétrica passa pelo corpo através de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito. O exame é totalmente indolor, mas não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo.

Quanto maior é o percentual de gordura, maior é a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo. A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele como a gordura que está entre os órgãos. As medidas frequentes das dobras cutâneas com um adipômetro de precisão complementam as informações da bioimpedância.

Representa um sistema de avaliação da composição corporal, que consiste em um teste onde ocorre passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta frequência através do corpo, sendo esta corrente imperceptível. A impedância corporal é a resistência corporal e a passagem de uma corrente elétrica, sendo a unidade da mesma feita em Ohms (Ω). Os métodos para obtenção dos sinais de utilizados na bioimpedância são divididos em multifrequencial – que realizam a chamada espectroscopia de bioimpedância – e monofrequencial – aqueles que analisam a bioimpedância numa única frequência, normalmente de 50 kHz.

Preparatório para o Exame de Bioimpedância

O exame é totalmente indolor e para que não interfira no resultado o paciente deve fazer um preparo para a realização do Teste de Bioimpedância (BIA):

  • Ter no mínimo 18 anos de idade;
  • Não fazer uso de cremes hidratantes corporais;
  • Não ter realizado atividade física ou sauna, pelo menos 12 horas que precedem o teste;
  • Não estar grávida (não indicado para gestantes);
  • Devem remover todos os acessórios, adornos e peças contendo metal para a realização dos exames.
  • Suspender o uso de medicamentos diuréticos de 24 horas a 7 dias antes do teste;
  • Estar em jejum de pelo menos 4 horas. Água em pouca quantidade está liberado;
  • Estar em abstinência alcoólica por 24 a 48 horas;
  • Evitar o consumo de cafeína 24 horas antes do teste;
  • Estar fora do período pré-menstrual e menstrual;
  • Não ter praticado atividade física intensa nas últimas 24 horas;
  • Urinar pelo menos 30 minutos antes da medida;
  • Permanecer pelo menos 5 minutos de repouso absoluto em posição de decúbito dorsal antes de efetuar a medida. Isso é feito no consultório.

Na Cozinha:

Chef Lu 3

É na cozinha que eu apronto muitas e boas!

No meu laboratório dietético é onde testo receitas, modifico os ingredientes, crio novidades, adapto, é onde eu posso quase tudo, e onde ensino várias pessoas a fazerem receitas mais saudáveis: pães integrais, pizzas, várias preparações sem glúten, sem lácteos e muito mais!